Saiba tudo sobre implante dentário: Como é feito e cuidados pré e pós-procedimento

Seja por doenças, acidentes ou mesmo, escassez de cuidados bucais, a falta de dentes é um problema que afeta milhões de brasileiros.

Aproximadamente 39 milhões de pessoas usam algum tipo de prótese dentária e cerca de 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente, de acordo com dados do IBGE e Ibope.

Entre as alternativas para sanar este mal, que gera desconforto estético e principalmente, dificuldades para deglutição e fala, a odontologia vem inovando a cada dia com a tecnologia e materiais utilizados nos implantes dentários.

O implante dentário substitui a raiz do dente perdido de forma muito eficaz e permanente. Ele é composto por um pino cilíndrico, semelhante a um parafuso, feitos de titânio puro ou ainda em zircônia (material cerâmico ultra resistente). Já o dente artificial, conhecido também como coroa dental, é encaixado neste cilindro, de forma precisa, podendo ser feito em porcelana, resina ou metal

Para quem sofre com a falta de dentes ou se incomoda com os outros métodos como pontes, dentaduras e dentes provisórios, o implante dentário pode ser a melhor alternativa para trazer seu sorriso de volta.

Confira mais sobre como é feito e os principais cuidados pré e pós-procedimento.

Como é feito o implante dentário?

Com os avanços da odontologia, os implantes dentários estão substituindo com muita eficiência e qualidade, os dentes originais; seja esteticamente, como também funcionalmente.

O período de tratamento, desde a inserção do pino, cicatrização e logo depois, o encaixe da prótese, o dente artificial; todo este processo costuma variar entre 4 a 8 meses, dependendo da quantidade de implantes e situação bucal do paciente.

Acompanhe agora as etapas básicas de um procedimento de implante dentário.

  1. Exames

O início do tratamento requer a avaliação da saúde do paciente, a fim de prevenir possíveis infecções ou outros contratempos.

Exames de radiografia panorâmica e tomografia computadorizada são solicitados, com o objetivo de verificar a espessura do osso abaixo da gengiva. Outras análises de taxas de glicose, hemograma, cicatrização entre outros, também reforçam estes cuidados pré-cirúrgicos.

  • Cirurgia

Após os exames, constatada a saúde bucal do paciente, a cirurgia para inserção dos implantes é feita por meio de anestesia local.

O cirurgião dentista realiza um pequeno corte na gengiva e logo após, perfura o osso na espessura exata do implante.

O implante é introduzido em seguida no orifício e o local é suturado para preservar a fixação dessa nova raiz artificial. Este procedimento cirúrgico dura em média 30 minutos por dente.

  • Ossointegração

Após a inserção do implante, o paciente deve esperar a cicatrização gengival e integração do implante ao osso, denominado ossointegração.

A ossointegração é o tempo que o organismo leva para reconhecer e agregar o implante como parte do próprio corpo. Durante este período, podem ser utilizados dentes provisórios, a fim de evitar constrangimentos.

Logo após este processo, que pode levar de 3 semanas a 6 meses, o dentista poderá colocar o dente definitivo artificial, a coroa, sob o implante.

Vale lembrar também, que a ossointegração pode ser acelerada com a aplicação de laser de baixa potência, que intensifica o metabolismo celular.

Cuidados Pré e Pós-Cirúrgicos para implante dentário

Para quem tem interesse em realizar este procedimento, que certamente, irá melhorar a aparência do seu sorriso e principalmente, sua qualidade de vida, alguns cuidados pré e pós-cirúrgicos são fundamentais para garantir a satisfação no resultado do implante dentário.

Pré-cirúrgico

  • Antes da cirurgia, além dos exames citados acima, o dentista pode indicar o uso de medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios para evitar infecções ou outros problemas.
  • A higienização é imprescindível em qualquer etapa do tratamento, por isso, mantenha o uso do fio dental, escovação adequada e aplicação de flúor diária.

Pós-cirúrgico

  • Assim como em qualquer outra cirurgia, após a implantação dos implantes é necessário um repouso de 48 horas, reduzindo tarefas diárias, inclusive, abaixar a cabeça, a fim de evitar possíveis sangramentos.
  • Antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios também se fazem necessário neste período, por meio de prescrição médica.
  • A higienização deve ser constante, entretanto, de forma mais suave nas primeiras 72 horas, evitando passar a escova no local operado.
  • Compressas geladas podem aliviar a dor e inchaço, visto que viabilizam a constrição dos vasos sanguíneos.
  • Nos primeiros dias, priorizar a alimentação mais líquida e gelada pode ser a solução para não atrapalhar a cicatrização.
  • Evite o consumo de bebidas alcóolicas, cigarro; até a prática de atividades físicas deve ser interrompida nos primeiros 10 dias.
  • Cada caso sempre é avaliado de forma individual, pois os cuidados pós operatórios podem variar de acordo com o caso.

A cooperação do paciente seguindo as orientações e também, continuando com as consultas odontológicas após o período da cirurgia; é o que vai ajudar no sucesso do implante dentário.

Na Clínica Odontológica Navarro no Itaim Bibi-SP, procedimentos de implante e outras cirurgias são realizadas com muita segurança e eficiência, através de uma equipe de profissionais especializados, que busca a cada dia novas opções em atendimento para que o resultado seja sempre um sorriso perfeito.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Compartilhe
Tagged in
Deixe uma resposta