Buscar cuidados odontológicos apenas quando sente dor ou algum incômodo nos dentes é o grande erro da maioria dos indivíduos, visto que para chegar a este ponto, é sinal que algum problema já existe.
Tratamentos clínicos preventivos e tratamentos periodontais preventivos, além de ajudar a evitar vários transtornos bucais; são um excelentes alternativas para preservar a beleza do sorriso, a saúde dos dentes e da gengiva, aliando-se ao bem-estar.
Entre os tratamentos preventivos mais comuns e eficazes para promoção da saúde dos dentes, a profilaxia dental, conhecida também como limpeza e a raspagem de tártaro, são apostas certas.
Apesar de possuírem finalidades parecidas, como por exemplo, o tártaro, esses dois tratamentos são bem diferentes, pois a profilaxia dental visa a não formação do tártaro enquanto o tratamento periodontal preventivo, tem por finalidade a remoção do tártaro que se apresenta nos dentes. Um fato interessante é que muitas vezes, os dois tratamentos são utilizados em conjunto visando um resultado mais eficiente e amplo.
Veja as principais diferenças entre estes tratamentos periodontais, indicações, passo a passo e qual o melhor para o seu caso.
Profilaxia (Limpeza dental)
A profilaxia dental visa a remoção placas bacterianas e manchas superficiais, alcançando locais os quais a escovação diária não alcança. Geralmente pode ser finalizada com um polimento, que pode deixar os dentes mais brancos e brilhantes. Na profilaxia são usadas escovas rotatórias, pasta profilática, fio dental e flúor, podendo ou não utilizar-se outros instrumentos manuais.
É recomendado um intervalo de seis meses entre cada sessão, sempre lembrando que esse tempo pode variar para cada paciente. Para prolongar mais o resultado desse procedimento, é importante que a manutenção em casa seja efetiva, por meio da escovação adequada e utilização de fio dental diariamente.
Benefícios da profilaxia
Além de rápida e indolor, a prevenção é o grande benefício deste tratamento, que busca evitar problemas mais complexos como por exemplo, cáries extensas e tratamentos de canal.
Esse tipo de tratamento visa:
- Higienização individual de cada dente e gengiva;
- Prevenir doenças como a cárie, gengivite e periodontite.
- Reduzir o mal hálito
Raspagem
A escovação inadequada, aliada a falta de consultas periódicas para a realização dos procedimentos clínicos preventivos, como a limpeza por exemplo, pode levar a calcificação de uma camada de bactérias, chamada de placa bacteriana, na superfície dos dentes, dando inicio ao conhecido tártaro.
Essa placa calcificada (Tártaro), além de absorver manchas com facilidade, deixando os dentes mais amarelados, também provoca transtornos mais graves, como a doença periodontal, aonde o osso ao redor dos dentes começa a ser reabsorvido, causando infecções, mobilidade dos dentes e por muitas vezes a sua perda completa.
Quando constatada a presença do tártaro, o procedimento de raspagem, utilizando curetas especificas e instrumentos ultrassônicos, é indicado. Após esse procedimento, é recomendado que seja realizada a profilaxia dental, para que a superfície do dente fique mais lisa, e com isso, demore mais para acumular novamente a placa bacteriana.
Benefícios da Raspagem
- Remove de maneira mais profunda as placas bacterianas e tártaro
- Cessa sangramentos gengivais
- Reduz o amarelo e manchas dos dentes
- Ameniza a retração gengival e sensibilidade
- Reduz o mal hálito
Resumindo.
A limpeza (profilaxia dental) é o método mais eficiente na prevenção da placa bacteriana, podendo em alguns casos, quando realizada regularmente, dispensar a necessidade da raspagem, pois para a formação do tártaro dental, existe a necessidade de haver a formação da placa bacteriana.
Caso já exista a presença do tártaro dental, o tratamento periodontal preventivo se faz necessário previamente à limpeza, por isso em muitos casos um tratamento complementa o outro.
Dica Extra:
Tanto a limpeza, quanto a raspagem, visam devolver a saúde à gengiva, o osso e ao redor dos dentes, de maneira mais específica e preventiva, visto que por muitas vezes, a escova comum, mesmo aliado ao fio dental, não alcançam os locais mais profundos entre os dentes e gengivas.
Uma boa solução para intensificar a escovação diária é o uso da escova interdental, instrumento com cerdas finas e reduzidas, que chega a espaços mais limitados, diminuindo o acúmulo de resíduos de alimentos, e logo, a formação da placa bacteriana e tártaro.
Os cuidados diários como a utilização de uma escova macia, escova interdental, fio dental e pasta de dente fluoretada após cada refeição, também são fundamentais para reforçar a proteção dos dentes.
Seja qual for sua necessidade, vale a pena incluir estes dois procedimentos nos cuidados básicos com a saúde bucal, a fim de evitar problemas mais complexos e tratamentos mais invasivos.
Lembrem-se, “a saúde começa pela boca, e a prevenção é sempre o melhor remédio”
Na Odontológica Navarro, além destes tratamentos preventivos, você também encontra atendimento em outras especialidade como, cirurgias maxilo faciais, Implantes, Disfunção da ATM, odontopediatria, Ortodontia, Estética, Prótese dental (reabilitação oral). Possuímos uma equipe de profissionais especialistas, mestres e doutores que terão prazer em atende-los. Venham fazer parte da nossa família, são mais de 40 anos cuidado da saúde e bem-estar das pessoas.